Avaliação do aprendizado da anatomia musculoesquelética para o ensino da ortopedia na graduação médica
DOI:
https://doi.org/10.37497/JMRReview.v3i00.66Palabras clave:
Anatomia Humana, Aprendizado, Ortopedia, TraumatologiaResumen
Introdução: A anatomia humana é um dos pilares da educação médica, geralmente ministrada no início do curso, mas sua aplicação prática enfrenta adversidades, especialmente na abordagem ortopédica. Isso ocorre devido à dificuldade dos alunos em reconhecer sua importância clínica nas fases iniciais da graduação.
Objetivo: Investigar o aprendizado da anatomia musculoesquelética entre alunos do segundo ao décimo segundo período de um curso de medicina, entre 2018 e 2023.
Método: Trata-se de um estudo transversal com abordagens quantitativa e qualitativa, dividido em três fases: construção de um questionário de 20 perguntas por 4 especialistas (dois ortopedistas e duas reumatologistas), convite aos alunos e aplicação do questionário via Google Forms, com divulgação por WhatsApp.
Resultados: Responderam 92 alunos dos 448 convidados, correspondendo a 20,5% do universo amostral. As turmas com maior participação e acertos foram as do segundo, terceiro e quarto períodos, com 69 alunos. As turmas com menor participação foram as do nono, décimo e décimo primeiro períodos, com apenas quatro alunos. A pontuação variou entre 3 e 17 acertos, com média geral de 9. Não houve variação significativa entre idade ou gênero.
Conclusão: O estudo revelou que alunos dos períodos iniciais tiveram melhor desempenho, possivelmente devido à proximidade com o conteúdo estudado. As turmas mais avançadas, por outro lado, demonstraram perda de conhecimento. Entende-se, portanto, que o conhecimento anatômico relevante para a prática ortopédica se perde ao longo do curso. Espera-se que os resultados auxiliem no redirecionamento de recursos e estratégias pedagógicas para melhorar a retenção e aplicação prática da anatomia na formação médica.
Citas
regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 jun. 2013.
BROWN, P. C.; L. ROEDIGER III, H.; MCDANIEL, M. A. Fixe o Conhecimento: A Ciência da Aprendizagem Bem-Sucedida Capa. Penso, 2018. 256 p. ISBN 978-8584291243.
ESTAI, M; BUNT, S. Best teaching practices in anatomy education: A critical review. Annals of Anatomy, v. 208, p. 151-157, 2016.
EUI-RYOUNG, H. Medical education trends for future physicians in the era of advanced technology and artificial intelligence: an integrative review. BMC Medical Education, v. 19, n. 1, p. 460, 2019.
MARTINS, D. E. et al. Inadequacies of musculoskeletal medicine curriculum for undergraduate medical students: a cross-sectional study. São Paulo Medical Journal, v. 138, n. 3, p. 229-234, 2020.
MURTA, S. M. et al. O Aprendizado na Anatomia – Um Estudo Sobre a Percepção Dos Estudantes. IPEDSS, Petrolina, 2022, v. 2, n. 4, p. 8-16, 2022.
SALAM M.A.U. et al. How Can WhatsApp® Facilitate the Future of Medical Education and Clinical Practice? BMC Medical Education, v. 1, n. 54, 2021.
SCHEFFER, M. et al., Demografia Médica no Brasil 2020. São Paulo, SP: FMUSP, CFM, 2020. 312 p. ISBN: 978-65-00-12370-8.
SIQUEIRA, E. M. Matriz de Competências em Ortopedia e Traumatologia para a Graduação Médica. Orientador: Dr. Alexandre de Araújo Pereira. 2023. 66 p. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade Professor Edson Antônio Vellano - Unifenas, Belo Horizonte - MG, 2022.
SIVAKUMAR, R. Google Forms in Education. Journal of Contemporary Educational Research and Innovations. v. 9, n. 1, p. 35 – 39, 2019.
STRINGER, J K et al. Examining Bloom's Taxonomy in Multiple Choice Questions: Students' Approach to Questions. Medical Science Education, [S. l.], v. 31, n. 4, p. 1311-1317, 2021.
UNEEB , S. N. et al. Knowledge scores in annual and modular curriculum among medical students from Karachi, Pakistan. Journal of the Pakistan Medical Association, v. 71, n. 2B, p. 681–685, 2021.
ZHANG J. et al. Supplementary regional anatomy teaching by surgeons enhances medical students mastery of anatomical knowledge and positively impacts their choice of future. Journal of Surgical Education, v. 77, p. 1113 – 1120, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html