Avaliação do aprendizado da anatomia musculoesquelética para o ensino da ortopedia na graduação médica

Autores/as

  • Bernardo Correa Graciolli de Assis Hospital Municipal de Governador Valadares, Governador Valadares – MG
  • Ciro Rafael Vieira Gontijo Hospital Municipal de Governador Valadares, Governador Valadares – MG
  • Eduardo Martins de Siqueira Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Governador Valadares – MG
  • Cicero Moraes Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Governador Valadares – MG

DOI:

https://doi.org/10.37497/JMRReview.v3i00.66

Palabras clave:

Anatomia Humana, Aprendizado, Ortopedia, Traumatologia

Resumen

Introdução: A anatomia humana é um dos pilares da educação médica, geralmente ministrada no início do curso, mas sua aplicação prática enfrenta adversidades, especialmente na abordagem ortopédica. Isso ocorre devido à dificuldade dos alunos em reconhecer sua importância clínica nas fases iniciais da graduação.

Objetivo: Investigar o aprendizado da anatomia musculoesquelética entre alunos do segundo ao décimo segundo período de um curso de medicina, entre 2018 e 2023.

Método: Trata-se de um estudo transversal com abordagens quantitativa e qualitativa, dividido em três fases: construção de um questionário de 20 perguntas por 4 especialistas (dois ortopedistas e duas reumatologistas), convite aos alunos e aplicação do questionário via Google Forms, com divulgação por WhatsApp.

Resultados: Responderam 92 alunos dos 448 convidados, correspondendo a 20,5% do universo amostral. As turmas com maior participação e acertos foram as do segundo, terceiro e quarto períodos, com 69 alunos. As turmas com menor participação foram as do nono, décimo e décimo primeiro períodos, com apenas quatro alunos. A pontuação variou entre 3 e 17 acertos, com média geral de 9. Não houve variação significativa entre idade ou gênero.

Conclusão: O estudo revelou que alunos dos períodos iniciais tiveram melhor desempenho, possivelmente devido à proximidade com o conteúdo estudado. As turmas mais avançadas, por outro lado, demonstraram perda de conhecimento. Entende-se, portanto, que o conhecimento anatômico relevante para a prática ortopédica se perde ao longo do curso. Espera-se que os resultados auxiliem no redirecionamento de recursos e estratégias pedagógicas para melhorar a retenção e aplicação prática da anatomia na formação médica.

Biografía del autor/a

Bernardo Correa Graciolli de Assis, Hospital Municipal de Governador Valadares, Governador Valadares – MG

Hospital Municipal de Governador Valadares, Governador Valadares – MG

Ciro Rafael Vieira Gontijo, Hospital Municipal de Governador Valadares, Governador Valadares – MG

Hospital Municipal de Governador Valadares, Governador Valadares – MG.

Eduardo Martins de Siqueira, Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Governador Valadares – MG

Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Governador Valadares – MG.

 

Cicero Moraes, Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Governador Valadares – MG

Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Governador Valadares – MG.

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Publicado

2024-09-25

Cómo citar

Graciolli de Assis, B. C., Gontijo, C. R. V., Siqueira, E. M. de, & Moraes, C. (2024). Avaliação do aprendizado da anatomia musculoesquelética para o ensino da ortopedia na graduação médica. Journal of Medical Residency Review, 3(00), e066. https://doi.org/10.37497/JMRReview.v3i00.66